8 tendências para pequenas empresas a serem observadas em 2022

O ano passado passou em um piscar de olhos. Antes que saibamos, 2022 estará aqui. E você sabe o que significa um novo ano? Um novo começo e algumas novas tendências para as empresas.

Então, que tipo de tendências você deve manter no radar para o próximo ano? Deixe-me explicar tudo para você. 

Tendências de pequenas empresas para 2022

Ano novo, novas tendências de negócios, certo? Parece que todo ano há algo que está na moda nos negócios. Algumas tendências permanecem, enquanto outras vêm e vão. E no caso de 2022, muitas tendências provavelmente permanecerão (ah, trabalho remoto). Mas, os especialistas antecipam alguns novos também. 

Embora eu não seja vidente e não possa prever exatamente quais tendências se tornarão populares no próximo ano, tenho alguns palpites, graças aos meus mais de 30 anos de experiência empresarial. Portanto, vamos dar uma olhada em oito tendências para pequenas empresas para 2022, acho que veremos no próximo ano. 

1. As empresas de comércio eletrônico prosperarão

Muitas tendências surgiram no último ano, devido à necessidade de adaptação das empresas para sobreviver à pandemia. Uma tendência que vi e que continuará forte em 2022 e depois? E-commerce . 

As empresas de comércio eletrônico que vendem produtos e serviços online estão se tornando enormes. Por quê? Os clientes podem comprar de casa com facilidade e segurança. E os proprietários de empresas não precisam se preocupar em ter um local físico. Sem mencionar que os proprietários de negócios podem evitar alguns custos indiretos; eles podem fazer todos os seus negócios online. É verdadeiramente uma situação em que todos ganham.

Se você está pensando em abrir um negócio, mas tem receio de abrir uma loja, abrir um negócio de comércio eletrônico pode ser a nova tendência perfeita a seguir. 

2. O trabalho remoto continuará a ser popular

Não é nenhum segredo que o trabalho remoto dominou o mundo no último ano e meio. Quase metade dos funcionários  trabalhava em casa em 2021 devido à pandemia. E se você experimentou o trabalho remoto como eu fiz na minha empresa, provavelmente descobriu que ele oferece algumas vantagens tanto para sua empresa quanto para seus funcionários (ou, como gosto de chamá-los, “colegas de trabalho”). 

Provavelmente, o trabalho remoto não vai a lugar nenhum tão cedo. Mas, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Na verdade, vejo isso como uma bênção. O trabalho remoto ensinou muito a empregadores como você e eu, por exemplo, como oferecer opções de trabalho em casa pode:

  • Aumente a produtividade
  • Atraia e retenha os melhores talentos (em qualquer lugar!)
  • Melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Como o trabalho remoto foi um grande sucesso nos últimos dois anos, vejo que ele continuará no próximo ano (e talvez até para sempre). 

3. Os aplicativos de comunicação só crescerão em importância

Uma grande parte de fazer seu negócio funcionar é priorizar uma comunicação clara com sua equipe. Caso contrário, a comunicação deficiente com sua equipe pode levar a uma colaboração ruim e até mesmo a um drama no local de trabalho (eek!). Para fortalecer a comunicação nesta era remota, as ferramentas e aplicativos de comunicação se tornaram uma tendência obrigatória. E se eu tivesse que adivinhar, isso continuará sendo uma grande parte do ano que está por vir.

Ferramentas e aplicativos de comunicação podem ajudar sua equipe, remota ou não. Aplicativos e ferramentas, como software de videoconferência e plataformas de mensagens, estão crescendo desde o início da Covid em 2020. E, como o trabalho remoto, provavelmente ainda existirão por algum tempo. 

Se você ainda não fez isso e deseja ficar por dentro das últimas tendências, experimente alguns novos aplicativos de comunicação em sua empresa. Veja o que funciona e o que não funciona e o que ajuda a melhorar a capacidade de sua equipe de se comunicar e trabalhar em conjunto. 

4. Pagamentos sem dinheiro se tornarão padrão para empresas

Em um determinado momento, o dinheiro era rei. Mas, mova o dinheiro, porque há uma nova tendência na cidade de assumir pagamentos. Isso mesmo – estou falando sobre pagamentos sem dinheiro.

Os pagamentos sem dinheiro podem incluir uma variedade de métodos de pagamento:

  • Cartões de crédito e débito
  • Carteiras móveis ou digitais (pense em tecnologia sem toque)
  • Aplicativos de pagamento

Conforme a tecnologia avança, mais opções de pagamento sem dinheiro ficarão disponíveis, o que significa que sua empresa pode não ter escolha a não ser manter o ritmo para satisfazer os clientes. Além de aceitar pagamentos padrão, considere também adicionar uma ou duas opções de pagamento sem dinheiro à sua lista. Dessa forma, você pode acompanhar os tempos e, ao mesmo tempo, dar aos seus clientes fiéis algumas opções na hora de pagar. 

 

5. Mais e mais eventos serão eventos virtuais realizados online

Continuando com o tema Covid, você sabe o que mais prevejo ser uma tendência importante para as pequenas empresas em 2022? Eventos virtuais. Estou falando sobre conferências, reuniões e feiras de negócios. Por quê? Porque Covid ainda está por aí. Sem mencionar que hospedar eventos virtuais pode ajudar a expandir seu alcance e permitir a entrada de mais participantes. 

Portanto, não se surpreenda se seu evento favorito, como uma conferência de contabilidade, decidir hospedar coisas virtualmente em 2022. Ou, pelo menos um pouco virtualmente com opções presenciais e online. Caramba, você pode até decidir hospedar um evento virtual para ajudar a manter sua empresa, clientes e funcionários seguros. 

Não se deixe assustar pela tendência dos eventos virtuais. Acredite em mim, eles podem ser divertidos, úteis e educacionais, independentemente de você estar participando de um evento pessoalmente ou assistindo em seu laptop do conforto de sua casa. 

6. A inteligência artificial personalizada se tornará mais comum

A inteligência artificial (IA) ganhou força rapidamente no mundo dos negócios para ajudar a otimizar certas tarefas e se tornará ainda mais procurada nos próximos anos.

Dependendo do tipo de inteligência artificial, essa tecnologia pode ajudá-lo a aumentar as vendas, conhecer melhor seus clientes e até mesmo prevenir fraudes – e quem não quer tudo isso? Aqui estão apenas alguns exemplos de IA nos negócios:

  • Chatbots em sites e redes sociais
  • Assistentes inteligentes (por exemplo, Siri)
  • Reconhecimento facial
  • Recomendações personalizadas
  • Sistemas de detecção de fraude
  • Anúncios e marketing personalizados

A IA avançou ao longo dos anos e avançará ainda mais em 2022 e além. Portanto, faça um favor a si mesmo e pesquise a IA para o seu negócio. Você nunca sabe como essa tendência pode ajudar sua empresa a se expandir e ter sucesso. 

7. O marketing de vídeo continuará a crescer em popularidade

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente sabe que as técnicas de marketing estão sempre mudando. Um dia, uma estratégia de marketing é lançada e, no dia seguinte, é lançada. Uma tendência de marketing que está dominando (e continuará no próximo ano) é o marketing de vídeo.

Então, para meus amigos de marketing da velha escola, o que o marketing de vídeo inclui? Pode ser qualquer coisa, desde vídeos em seu site até o uso de plataformas de mídia social (por exemplo, TikTok) para promover seus produtos ou serviços. 

O marketing de vídeo está repleto de vantagens e oportunidades para proprietários de empresas. Não acredita em mim? Aproximadamente 84% das pessoas afirmam que o vídeo de uma marca as convenceu a comprar um produto ou serviço. E 54% dos consumidores querem ver mais conteúdo de vídeo de uma marca ou empresa que apoiam.

Portanto, se você quiser levar seu marketing ao próximo nível em 2022, considere incorporar vídeos em sua estratégia de marketing . Teste usando diferentes plataformas, como Facebook e TikTok, para divulgar sua empresa usando vídeos (e não tenha medo de se divertir com isso!). 

8. Trabalhadores de show representarão grande parte da força de trabalho

Freelancers, ou trabalhadores de show, constituem uma grande parcela dos trabalhadores. No ano passado, havia 59 milhões de pessoas fazendo trabalho freelance nos Estados Unidos. E esse número só vai continuar a crescer em 2022, especialmente com nosso novo normal da Covid.

Agora você deve estar se perguntando: o que diabos os trabalhadores de show têm a ver com o meu negócio ? Dependendo de suas necessidades, pode ser um casamento feito no céu. Você pode contratar um trabalhador autônomo para fazer um trabalho único e obter experiência em uma determinada área. Sem mencionar que você pode reduzir os custos associados à contratação de um funcionário em tempo integral . 

Assim como as crianças são o nosso futuro, os trabalhadores do show também o são. Se você está procurando um trabalho de alta qualidade com um custo administrativo menor, considere procurar opções de freelance para o seu negócio no próximo ano. E quem sabe, talvez você encontre um trabalhador de quem goste tanto que queira contratá-lo para sempre (você pode dizer ganha-ganha?). 

Posts Similares